Biografia















Flávio Venturini  nasceu em Belo Horizonte, em 23 de julho de 1949. Começou seus estudos na Fundação de Educação Artística" de Belo Horizonte, onde estudou percepção musical e piano.

Nos anos 70, integrou o grupo dos novos compositores mineiros. Participou do "Fio da navalha" show que reuniu além de Flávio, Lô Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura, Toninho Horta, Vermelho, Zé Eduardo, e outros do ‘Clube da esquina’.

Em 1974 convidado a gravar com Sá e Guarabyra, por indicação de Milton Nascimento, acabou integrando "O Terço’, onde destacou-se  como compositor e cantor, gravando dois discos "Criaturas da noite" em 1974 e "Casa encantada"em 1975.

Em 1977 deixa o Terço e  grava com Beto Guedes o LP 'A página do relâmpago elétrico’. E ainda, neste mesmo período, sua música '1974’ é coreografada pelo argentino Oscar Araiz, para o Royal Balet do Canadá, e apresentada em tounê pelo Canadá e Estados Unidos.

Em 1978 participa do Clube da Esquina II, histórico disco de Milton Nascimento, no qual foi gravada a música ‘Nascente’. Participou como músico em outras faixas também.

 Em 1979 funda com Vermelho a banda 14 BIS com a qual gravou 8 discos, com muito sucesso.
Durante sua participação no 14 Bis começa sua carreira solo com o disco ‘Nascente’ em 1982, e ‘O Andarilho’em 1985.

Compõem três trilhas de filmes premiados: ‘Quando os morcegos se calam’ , ‘Viagem de ônibus’ ( de Daniel Schorr ) e ‘Instinto animal" ( Léa Zagury ).

Compôs também trilhas para ‘Aleluia Gretchen’( longa de Silvio Back ), ‘Impresso a bala’(curta de Ricardo Favilla ) , ‘O escravo’ ( vídeo de Luis Viana ),  'Hilda Furacão' ( peça teatral de Roberto Drummond) e, recentemente, 'As mães de Chico Xavier' (longa de Halder Gomes e Glauber Filho).

Em 1988 sai do 14Bis, e continua carreira solo. Em 89 participa com grande destaque do Free Jazz Festival, com trabalho instrumental. Em 91 faz show no Circo Voador com Toninho Horta, gravado em Cd e lançado em 1997 no selo Dubas.

Pela sua gravadora independente TRILHOS.ARTE, lança o Cd Porque não tínhamos bicicleta', 'Luz Viva,' Canção sem fim' e 'Não se apague esta noite'.